Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

2 Palmos de Reflexão

2 Palmos de Reflexão

15
Dez18

“Tecnovirose” is on fire

Pedro Almeida

Eu nasci em 1995 e sinto que a sociedade nos tem tornado robots teleguiados pela tecnologia e pela comunicação de massas. A tecnologia traz toda uma panóplia de vantagens em termos de comunicação mais rápida e eficiente, diálogo com pessoas que não conhecemos (se for a pessoa correta), acesso a todo o tipo de informações, aumento da cultura geral e da difusão dos países ou de outro tipo de contextos que contribuem para o diálogo intercultural.

 

Por outro lado, num piscar de olhos deparamo-nos com imensas desvantagens tais como a insegurança, os boatos, a publicidade abundante, os supostos corações partidos por relações “à facebook” ou via Bluetooth com a troca de fotografias intimamente desnecessárias. Antigamente, num mundo sem tecnologias mais avançadas que a própria espécie humana, o contato era feito através de cartas ou meramente cara-a-cara e será que alguém se sentiu sozinho? As pessoas tinham a sua proteção em casa mas agora será que têm o mesmo tipo de segurança? As empresas de sucesso já vivem no auge muito antes de ter chegado a tecnologia e agora será que não conseguem viver sem ela?

 

Eu próprio me revejo na situação de estar rodeado por tecnologia, vejam que antigamente os artigos eram escritos a papel e eu estou a escrever no computador, mais propriamente no programa Word, enquanto ouço música do Spotify devido ao Wi-fi que me “oferece” Internet (proveniente do Router instalado pela Vodafone) com o telemóvel ao lado a carregar. Era aqui que eu queria chegar, será que a nossa vida necessita de tanta tecnologia?

 

Por vezes parece que o nosso coração bombeia megabytes em vez de glóbulos, que respiramos kilobytes em vez de oxigénio e que guardamos as nossas memórias em PDF em vez de ser no nosso cérebro. De modo a reforçar a ideia de pensamento que tenho, nada melhor do que fornecer dados estatísticos sobre este tema, nomeadamente: em 1997, 6,3% da população portuguesa utilizava a internet e, em 2014, 64% da população portuguesa utilizava a internet, sendo que dessas 5,5 milhões de pessoas, 4,7 milhões utiliza-a para aceder ao facebook e outras redes sociais (dados retirados do site “Observador”).

 

São números astronómicos é verdade, visto que num país tão pequeno comparado com muitos outros, mais de metade aderiu à “febre do facebook” ou à “tecnovirose”. Mas não fiquemos por aqui, os smartphones tornaram a nossa vida diferente, provas disso é que em 2014, 46,4% da população portuguesa usufruía dos mesmos em inúmeras situações do dia-a-dia e se traduzirmos esta percentagem em euros, são mais de 123 milhões de euros gastos (segundo um estudo feito pela Marketest).

 

A tecnologia é necessária na sociedade em que vivemos, até porque na medicina, ciência, física, química, marketing, publicidade, entre muitas outras áreas, o seu contributo é importantíssimo e deparamo-nos “milagres” decorrentes da sua utilização. Contudo, temos de ter cuidado não só com o uso excessivo mas também com a forma de utilização, uma vez que através da tecnologia podemos provocar o aparecimento doenças humanas (por exemplo, problemas visuais), vírus informáticos (por exemplo, “cavalo de troia”), problemas sociais (por exemplo, cyber-bullying), entre muitas outras desvantagens.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub