Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

2 Palmos de Reflexão

2 Palmos de Reflexão

12
Dez18

Animais vs "Animais"

Pedro Almeida

Os animais merecem viver com as boas condições que procuramos ter dia após dia, havendo apenas algumas diferenças entre duas espécies que habitam no mesmo planeta tais como: os humanos são racionais e os animais são irracionais, os animais têm um instinto de sobrevivência e de trabalho em equipa diferentes, entre outras diferenças que poderão existir.

 

A verdade é que os seres humanos são tão "racionais" que se esquecem que invadiram o reino animal, ou seja, antes de haver a nossa raça e os australopitecos, já existiam animais irracionais mesmo que fossem apenas dinossauros e outras espécies insetos, micróbios, entre outros. Porque têm de ser os animais a adaptar-se às nossas vivências e aos nossos hábitos? Temos de nos alimentar é um facto visto que não temos o instinto de sobrevivência dos animais mas isso implica dia após dia destruirmos o seu habitat? Implica inventarmos mil e uma coisas que põem em causa a vida de todas as espécies existentes (incluindo a nossa como é óbvio)?


 Se as pessoas conseguem encontrar soluções para a boa vivência do ser-humano em sociedade, porque não aplicam a mesma inteligência para melhorar a vida dos animais já que eles se adaptam a nós? Eu na minha opinião encontro várias soluções plausíveis para proteger os animais tais como: diminuir a poluição e aumentar a reciclagem; diminuir ou acabar mesmo com as caçadas a espécies com chifres (elefantes) ou escamas (crocodilos) para fazer joias, malas, entre outros; diminuir a pegada ecológica e muitas outras soluções que as pessoas têm mente mas não as executam.

 

Agora, virando este assunto para factos reais, uma vez que as pessoas mudam o seu comportamento mais rapidamente com factos, há um tema que tem gerado polémica em Portugal que é o facto de os pescadores não puderem pescar sardinhas. Eu concordo plenamente sem pensar duas vezes nessa mesma proibição e nem percebo onde existe polémica, é aqui que os seres humanos se tornam "animais" irracionais porque pelo que eu sei foi imposta uma quota, no início do ano, de sardinhas que poderiam ser pescadas em 2015 e como nós pensamos imenso, pescaram essa quantidade de sardinhas em menos de 7/8 meses e agora reclamam que a lei é injusta.

 

 As pessoas estão à espera do quê? De pescarem todas as sardinhas existentes no oceano sem as deixar reproduzir? Não sei se sabem mas quando isso acontecer, ou criamos sardinhas em viveiro ou deixa de existir sardinhas, tal como já não existe várias espécies de animais tais como: o Rinoceronte-negro-ocidental, o Leopardo nebuloso, o Maçarico-esquimó, Tartaruga gigante dos Galápagos, Foca-monge-das-caraíbas, Íbex-dos-pirenéus, Tigre-de-Java, Pica-Pau-Bico-de-Marfim, entre muitas outras espécies.

 

Por essa mesma razão, podemos bater palmas à fantástica audácia do ser-humano em extinguir animais apenas porque têm caraterísticas físicas adequadas para fabricar produtos e ganhar dinheirinho fresquinho, ou seja, o cheiro a dinheiro "limpinho" inala-se mais intensamente no nariz das pessoas do que o cheiro a morte destes pobres animais.

 

Os maiores "animais" são os seres humanos que extinguem espécies apenas porque, coitadinhos, precisam de produzir produtos e precisam de comer (esquecendo que existem várias soluções ou alternativas e não as encontram porque não convém, e dá mais trabalho). Os comportamentos dos animais domésticos na maior parte das vezes reflete as atitudes dos seus donos, se esses mesmos animais sofrerem de maus tratos irão tornar-se mais agressivos, medrosos, assustados, entre outros.

 

Mas, se tivermos a atitude certa e os tratarmos como família, eles irão ser afáveis e irão demonstrar o seu lado bom. Somos "animais" não vale a pena dizermos que não, demonstramos os nossos comportamentos dia após dia através de decisões mal pensadas e gananciosas, apenas porque certas atitudes estão relacionadas com o dinheiro e outras atitudes estão relacionadas com o pouco valor que damos a tudo, essa é a verdade de toda a dimensão do ser-humano perante outras espécies.

 

Concluindo, temos de mudar e está na hora de agir com atitudes corretas, não importa se ajudamos apenas um animal com a nossa atitude, importa é que possamos conduzir a nossa sociedade pelos caminhos certos.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub